sábado, 12 de agosto de 2017

COMO COMEÇOU O MOVIMENTO G0Y NO BRASIL

 – A palavra g0y g-zero-y na verdade era um código secreto criado para só quem fosse da agremiação (fraternidades lá dos EUA), soubessem que lá na irmandade (grupo fechado), estava liberado e aceito o toque e a interação erótica entre homens e só eles da turma saberiam o que era isso.

O movimento  começou quando o que era secreto se tornou público, isso aconteceu com o site judaico-americano g0ys.org  e de lá pra cá,  se espalhou pelo mundo e acabou chegando também ao Brasil.

No Brasil, diferente dos EUA o movimento é mais de inclusão do que se fechar em grupos isolados (Também chamados de Frats). Aqui no Brasil começou em 2011 com três pessoas – Edu (Heterossexual), Master Fratman (Bissexual) e Joseph Campestri (Homossexual),  os três blogueiros até hoje não se conhecem pessoalmente, mas com essa atitude de começar, provaram desde lá do comecinho que o g-zero-y, não tem a ver com orientação sexual, é muito mais atitude e postura perante a vida.

Obviamente, que após conhecerem o conceito, o antes bisex ativo e o heteropurista, ambos hoje se consideram heterogoys. E Joseph Campestri hoje é g0y homoerótico, ele é Paraense e é também autor da bandeira g0y hoje adotada internacionalmente (Eh Brasil faz algo decente às vezes!!).

Apesar de começar o movimento no Brasil em 2011, o crescimento de fato se deu em 2014 com a criação do site heterogoy que era e é mantido no ar com doações (AJUDE a manter o site no ar, DOE VOCÊ TAMBÉM!), e justo por causa do site o movimento aumentou em adeptos e repercussão, ao desobrigar assim as pessoas saberem inglês para conhecer o que era heterogoy (Str8 na sigla americana), uma vez já em português, o conteúdo chegou a imprensa e por causa da mídia provocou um imenso reboliço.

A primeira matéria ocorreu com um furo de reportagem de uma estagiária do Jornal O Extra, que logo foi  efetivada na carreira. Em poucos dias o tema g0y, ganhou praticamente todos os grandes jornais do País – o Globo, inclusive, e rendendo mais 4 dias de reportagens no próprio Jornal Extra, bem como, vários outros grandes jornais como  e como também centenas de Blogs e Websites. Com a divulgação e a polêmica criada se g0y era ou não era gay, a repercussão fez saltar de 50 membros no grupo do facebook para os atuais 3 mil membros isso no grupo Espaço g0y e apoiadores. A página do facebook do Movimento g0y Brasil hoje também conta com mais de 2mil seguidores.

O primeiro local/espaço a aceitar os g0ys foi o clube de swing - RanchoHedônia no Maranhão, havendo também vários encontros isolados e de grupos de amigos, até que agora há encontros mensais e um projeto que mistura o pessoal da Confraria Heterogoy de SP com os casais de Swing em um projeto aqui mais aberto do Puroflex, agregando a filosofia g0y aos swingueiros de sampa, e permitindo que o comportamento heterogoy seja visível e aceito também dentro desse meio, que hoje aceita apenas o bi-feminino como normal. E o masculino tem que ficar às escondidas.

 E, eh isso, assim aqui estamos nós, nesse blog também fazendo parte desse movimento, que é silencioso, é um movimento de revolução comportamental e de reflexão conceitual e de atitude masculina de preservação e consciência sem discriminar outras vertentes ou variações, mas querendo também garantir o nosso espaço de expressão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário