terça-feira, 16 de junho de 2015

Você sabia?. Quando foi criada a palavra HOMOSSEXUAL?


Todo mundo hoje já sabe que um g0y ao assumir esse termo para si, quer afirmar que possui padrões de comportamentos homoafetivos, mas não homossexuais (ou seja, NOT gays, conforme rótulo moderno adotado pelos homossexuais nos EUA a partir de 1969 e que foi difundido pelo mundo).

  Mas o que é o conceito homossexual?   Quando esse termo foi criado? 

Foi um hungáro Károly Mária Kertbeny (cujo nome adopato em alemão foi Karl-Maria Kertbeny), que criou a palavra homossexual (para ser exato, Homosexual  no idioma alemão de então, mas que virou em Homosexuell no alemão moderno) o temo nasceu como parte de seu sistema de classificação dos tipos de sexualidades existentes no mundo e em um esforço para tentar suplantar termos pejorativos existentes na época, como pederasta, transviado, sodomita, homem invertido..., termos por exemplo, que eram amplamente utilizados por falantes dos idiomas alemão e francês espalhados pela Europa.

Isso ocorreu em 1869. E Cento e quarenta e seis anos depois (muito pouco tempo, tomando-se a perspectiva da história da humanidade), nota-se que a concepção de homosexuell de Károly é o que chamamos hoje de homoafetivo e não o homossexual como se concebe atualmente.

A noção de bissexualidade ainda não existia na época e portanto o "homem homosexuell" que eventualmente ou corriqueiramente transasse com mulheres NÃO era considerado um homosexuell.

Para Károly o que definia o homosexuell masculino era a atração exclusiva por homens, no entanto ele classificava o homosexuell não pelo desejo mas conforme o seu comportamento. Por exemplo, para ele havia duas categorias, o masturbador que ele classificou como monossexual e os adeptos do intercurso sexual anal (ou Anhänger des Analverkehrs) receberam o nome de piguistas, o  pronome pygo, no grego antigo, significa buttocks ou rump (nádegas ou bunda, em português). Com o tempo, a monossexualidade começou a ser encarada não como ato de homossexuais, mas como coisa de adolescente enquanto fase de formação da vida e da futura consciência hétero (bem vista entre jovens, mas mal-vista se fosse praticada entre homens adultos) e os atuais gays, os piguistas da época, acabaram por abarcar a totalidade do conceito 'homossexual' por meio do seu uso e associação ao longo do tempo. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário